sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

A utilidade da Filosofia

Os filósofos “examinam crenças que quase toda a gente aceita acriticamente a maior parte do tempo.”
Este é sem dúvida um dos grandes contributos da Filosofia. A maior parte das pessoas vive “enredada” em crenças e preconceitos que admite convictamente serem verdadeiros, mas não admite a sua análise e discussão crítica, o que é um erro muito grave e com sérias consequências na vida dessa pessoa e na vida de todos nós. Não aceitar a crítica das suas ideias e crenças é viver a vida sem orientação, como um barco sem vela que se lança ao mar revoltado, em que o mais certo é ficar destruído com a força das ondas. Esta destruição corresponde à ruína da própria vida, porque se orienta apenas por aquilo que os outros dizem (como as ondas do mar em relação ao barco), sem pensar por um pouco que seja, se isso que lhe dizem é o mais correcto.
Não questionar as suas ideias e preconceitos reflecte-se negativamente na sociedade, concretamente, em más decisões, em más leis, em más instituições e em maus hábitos sociais e costumes. Aceitar as críticas e repensar as suas ideias é estar a contribuir para a construção de um mundo melhor, mais civilizado, mais justo e mais unido.
A Filosofia “desenvolve uma capacidade para argumentar de forma coerente sobre um vasto leque de temas”.
A Filosofia ajuda-nos a responder aos problemas das mais variadas áreas, como a Filosofia da Religião, a Ética, a Estética, a Filosofia do Conhecimento ou Epistemologia, a Filosofia Política, a Filosofia do Direito, a Ontologia ou Metafísica, entre outras. Mas a Filosofia não nos ajuda apenas a saber responder e a justificar problemas filosóficos, ajuda-nos também a argumentar sobre qualquer outro problema de outra área que se nos depare, como “o direito, a informática, a consultoria de gestão, o funcionamento público, o jornalismo, o cinema”, entre outras.
Esta capacidade revela-se muito frutuosa e útil para o nosso quotidiano, porque permite -nos apresentar uma justificação lógica e coerente acerca de qualquer problema que nos seja colocado por outra pessoa, seja um amigo, um familiar ou um estranho. Concluindo, aquela pessoa que se interesse por Filosofia fica capacitada com certos instrumentos lógicos de raciocínio que lhe permitem justificar outros problemas para além dos problemas tipicamente filosóficos.

Nenhum comentário: