sábado, 9 de fevereiro de 2008

Qual é a importância da história da filosofia para a Filosofia?

A história da filosofia é importante para o próprio desenvolvimento da Filosofia.

Sem o conhecimento dos argumentos e erros dos filósofos anteriores, não poderia haver avanço e progresso na Filosofia. Os problemas que os filósofos desde Sócrates procuraram resolver, são ainda hoje, na sua maioria, os mesmos que os filósofos discutem actualmente, mas sem o conhecimento dos argumentos dos filósofos anteriores, não poderia haver progresso na Filosofia. A Filosofia progride através de um aperfeiçoamento dos argumentos na resposta ao problema proposto, no sentido em que os argumentos X respondem melhor ao problema do que os argumentos Y.
Por outro lado, sem esse conhecimento, a Filosofia arriscava-se a ser uma repetição de erros passados.
Muitos filósofos desenvolvem as suas próprias teorias a partir dos erros dos filósofos anteriores. As teorias são tentativas de resposta aos problemas filosóficos e muitas teorias são aperfeiçoadas a partir de argumentos de filósofos anteriores.
No entanto, história da filosofia e Filosofia não são a mesma coisa. A história da filosofia limita-se a enunciar aquilo que os filósofos afirmaram acerca de determinados problemas, dizendo que o filósofo x disse y. A Filosofia, por sua vez, é a análise e crítica daquilo que os filósofos afirmaram e a construção de novos argumentos a partir dessa crítica argumentativa.