Em cada um dos manuais de filosofia encontram-se todos os anos diferentes definições de filosofia, uma melhores, outras piores. Este ponto da definição de filosofia é um aspecto muito importante, porque um aluno não pode começar a estudar uma disciplina sem saber do que ela trata, por outro lado, trata-se do primeiro tópico do programa de filosofia do 10º ano: "O que é a filosofia?".
Não querendo estar aqui a dizer que a minha definição é a única correcta, é, no entanto, aquela que me parece ser a melhor. Podemos definir a filosofia como aquela disciplina que se dedica ao estudo de um conjunto de problemas cuja resposta não pode derivar da experiência.
A única forma de tentar dar uma resposta aos problemas colocados pela filosofia, é através do raciocínio, apresentando uma determinada tese e, de seguida, suportá-la em argumentos, de preferência, bons argumentos. Jamais poderemos encontrar uma resposta para os problemas da filosofia, usando unicamente os nossos sentidos. Não é possível responder ao problema da existência de Deus, ou ao problema de como devo agir para agir moralmente, recorrendo apenas à experiência sensível, senso necessário recorrer ao pensamento: Deus existe? Será isso verdade? Se Deus existe, como se prova tal ideia? Que argumentos existem? O que é que eles dizem? Que críticas lhes são dirigidas? O que é agir moralmente? É provocar a maior felicidade possível sobre o maior número de pessoas? É agir sempre de uma forma desinteressada? Mas é isso possível?
Por isso mesmo, a filosofia obriga-nos a pensar, a criticar as ideias que vamos lendo e ouvindo através de uma análise dos argumentos que as sustentam e a apresentar outras novas. É aqui que reside, quanto a mim, todo o interesse da filosofia: por um lado, a possibilidade de criticar os argumentos dos outros e, por outro, a possibilidade de aceitar os argumentos dos outros quando são melhores ou mais fortes que os nossos, tendo sempre como pano de fundo, o problema filosófico ao qual estamos a tentar dar a melhor resposta possível.
sábado, 26 de janeiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Parabéns pelo Blog! Ajudou bastante, mais do que outros sites, ou melhor dizendo, encontrei o que estava procurando! Obrigada, continue assim!
Postar um comentário